Música na Veia

Marcelinho Hora, Ana Lira, Moema Costa, Talita Déda, Paloma Marques, Thiago Ruas e Alejandro Zambrana (na frente). Victor Balde e Henrique Telles (atrás). A nossa primeira turma vai deixar saudades!

Então, é uma pena, como disse Paloma Marques, mas o nosso segundo workshop precisou se despedir. Passamos uma semana e meia trabalhando as principais questões do universo da fotografia de música.

Discutimos referenciais que foram da música pop ao jazz, vimos trabalhos incríveis como os que resultaram no livro Fodido e Xerocado, de Daigo Oliva e Mateus Mondini; o livro do Black Metal, de Peter Beste, a História do Blues, pelas lentes de William Albert Allard com reportagem de Charles E. Cobb Jr. para a National Geographic e o documentário fotográfico incrível de Herman Leonard sobre o jazz.

Passamos por diversos festivais, observando coberturas de eventos nacionais como Rock in Rio e o Claro Rock e regionais, como o Rec Beat, No Ar: Coquetel Molov e o Abril Pro Rock. Observamos as mudanças nas publicações de música passando por revistas como FAMA, Bizz, ShowBizz, []Zero, Outra Coisa, 89 Revista Rock, + Soma, Rolling Stone Brasil, Billboard Brasil até revistas mais específicas como Roadie Crew. Pudemos ter acesso a catálogos que são usados para divulgar o trabalho de cantores sertanejos, como Leonardo, e ver reportagens fotográficas usadas para contar o dia-a-dia de cantoras-celebridades, como um especial da revista Zé com Ivete Sangalo.

Tudo isso faz parte do campo da fotografia da música e foi muito prazeroso estudar junto com o grupo como diversos estilos são tratados e como é necessário se preparar para ingressar nesse meio.  Foi muito bonito perceber que os participantes do workshop realmente queriam falar sobre música por meio da imagem e esse envolvimento deu o tom do curso, que teve também músicos que desejam incluir a câmera fotográfica entre seus instrumentos de criação.

Queríamos agradecer a Paloma Marques, Talita Déda, Thiago Ruas, Moema Costa e Victor Balde pela carinho e disponibilidade com que abraçaram a nossa proposta. Também deixamos aqui o nosso imenso agradecimento a Henrique Telles, do grupo Maria Scombona, que nos dedicou uma noite inteira de trocas sobre a importância da parceria entre artistas e fotógrafos na concepção do trabalho.

Uma segunda turma está prevista para breve. Enquanto isso, estamos trabalhando na edição do material do grupo para uma projeção que será realizada em uma das edições do Conversando Fotografia. Além disso, continuamos cultivando uma boa relação com este grupo que se formou e que deve ampliar as trocas conosco no futuro. Obrigada!

Talita Déda e Paloma Marques durante a prática fotográfica na Arena Multicultural do Verão Sergipe | Foto: Ana Lira

Thiago Ruas que, por ser músico, pôde documentar as passagens de som, os bastidores e encontrar espaços escondidos para fotografar os shows dos colegas no Verão Sergipe | Foto: Ana Lira

Esse post foi publicado em Aracaju, Autoria, Estética, Eventos, Formação, Fotografia, Lentes, Linguagem, Música, Memórias, Produção, Reflexão. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Música na Veia

  1. Talita Déda disse:

    Eu é que agradeço pelo imenso conhecimento que obtive com vocês, a atenção e o carinho para que as nossas fotos ficassem boas kkkkk. A galera bueda fixe com quem convivi, Paloma, Balde, Moema, Ruas e a todos os profes maravilhosos, Ana Lira , Marcelinho e Zambrana. Ao convite de Arnon Gonçalves para participar desse curso e possibilitar conhecer essa galera astral. Foi muito legal mesmo e no próximo curso estarei com vcs, Beijãooo
    Obs: As fotos de Peter Beste não me sai da cabeça kkkkkkkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s