Adeus, João Bittar

Tom Jobim no jardim de casa | Foto João Bittar

Esta imagem de Tom Jobim tem um ar meio melancólico. O músico, com o chapéu pousado no colo, olhava com um leve pesar alguma coisa naquela manhã. A sutileza desse sentimento é o que evocamos neste momento para lamentar a morte do fotógrafo João Bittar, nesta madrugada, em São Paulo.

Bittar foi um dos nomes mais importantes do fotojornalismo brasileiro e um dos profissionais mais apaixonados e comprometidos com o que fazia no cotidiano. Ouví-lo era sinônimo de ser contagiado pela crença na independência da expressão do fotógrafo e pela busca de trilhas para discutir o que desejamos.

O fotógrafo era encantado por música e por literatura. Expressava o amor à música em diálogo com amigos e por meio de percepções singulares como mostra este semblante de Tom Jobim. A literatura sempre o acompanhava, inclusive em uma das últimas mensagens que escreveu em seu Facebook, ontem pela manhã, citando um trecho do livro Olhai os Lírios do Campo, do escritor gaúcho Érico Veríssimo:

“Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.”

Esse post foi publicado em Autoria, Estética, Fotografia, Linguagem, Memórias, Reflexão. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Adeus, João Bittar

  1. Leonardo Bittar de Mendonça disse:

    Tio João, Muito Obrigado por tudo, por me cuidar, trocar minhas fraldas, me ensinar a correr atrás do conhecimento……..Obrigado por ter sido o tio mais equilibrado que tive. Obrigado por vir visitar todos no sábado dia 17/12/2011, na casa da Sua Mãe e minha vó Neiva, Acredito que esta reunião antes de você partir horas depois foi uma despedida que Deus proporcionou a nós e seus irmãos. Tenho Certeza que você está com o Vó José e a Vó Neiva, seus pais.
    Valeu Tio, obrigado por tudo, te amamos
    Leonardo Bittar de Mendonça

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s