Conversando II

Ontem nós tivemos a segunda edição do Conversando Fotografia. O convidado da noite foi o fotojornalista Jorge Henrique, que trocou idéias com o público sobre a experiência na redação e a cobertura da Copa do Mundo de 2010.

O público participou bastante com perguntas e Jorginho respondeu de acordo com a experiência que vem acumulando nos últimos dez anos de carreira. Ele revelou curiosidades dos bastidores da Copa do Mundo, que evidenciaram uma cobertura que exige do repórter fotográfico pontualidade, organização e apurado senso de observação.

“Você tem 450 fotojornalistas na cobertura em campo, mas mesmo que você esteja credenciado tem que chegar algumas horas antes. Se você não chegar, eles passam a vaga para os que estão na fila de espera”, contou Jorginho.

O Trotamundos também não se furtou de discutir com o fotojornalista questões acerca da produção fotográfica em Sergipe, as pautas que ele vem realizando no cotidiano e questões relacionadas com estudo de técnica e de linguagem.

Jorginho afirmou que a rotina não o permite ler sobre fotografia e que, embora morar fora pudesse torná-lo um fotojornalista mais arrojado, talvez ele não vivesse tão bem quanto vive em Aracaju. Ele disse que nunca se arrependeu das pautas que fez, mas se arrepende de não ter feito todas as que poderia ter participado.

Quando questionado sobre dividir a rotina entre um jornal e uma assessoria de imprensa da gestão municipal, o fotojornalista foi claro: “na Prefeitura, eles sabem que eu trabalho em um jornal. Então, eles sabem que algum dia eu posso fotografar algo que não vai ser bom para eles. É a minha profissão.”

Além das atividades no auditório do Espaço EMES, a cobertura também teve transmissão pelo twitter. A trotamunda Ana Lira, que esta edição estava em conexão no Recife, acompanhou tudo pela internet e foi colocando na rede social. O melhor é que tivemos interações e respostas positivas pela web e vamos repetir a dose na próxima vez.

O coletivo também tem recebido pedidos para fazer transmissão on line. Nós veremos a viabilidade deste processo para trazer o bate-papo pela internet o mais rápido possível. A terceira edição já está sendo elaborada. Nos encontramos por aqui em breve =)

Esse post foi publicado em Aracaju, Debate, Estética, Formação, Fotografia, Linguagem, Memórias, Produção. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s